4º Domingo do Advento - 18/12/2016

Primeira Leitura (Is 7,10-14)

Leitura do Livro do Profeta Isaías:

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”.
12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei ao Senhor”.
13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal: Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Responsório (Sl 23)

— O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!
— O rei da glória é o Senhor onipotente;/ abri as portas para que ele possa entrar!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente o coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”.


Segunda Leitura (Rm 1,1-7)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos:

1Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 5É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome.
6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor Jesus Cristo.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.


Anúncio do Evangelho (Mt 1,18-24)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.
20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo de seus pecados”.
22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23“Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.
24Quando acordou, José fez como o anjo do Senhor havia mandado e aceitou sua esposa.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Reflexões

(Is 7, 10-14)
A profecia de Isaías relata tão bem como há de vir o Senhor. E cada a um de nós, atenção e vigilância, para que não passemos despercebidos aos sinais.

(Sl 24)
Meu Deus em vós confio, não seja eu decepcionado. Só vós sois bom e reto, justo com os humildes, os teus caminhos são de graça e fidelidade.

(Rm 1, 1-7)
São Paulo vem nesta leitura saudar a todos os apóstolos, que continuam firmes na fé e testemunhando com vida de santidade e obediência na evangelização dá palavra de nosso Senhor Jesus Cristo. Também para cada um de nós, servos do Senhor está leitura nos dar uma injeção de ânimo nos afirmando que precisamos ser perseverantes em nosso caminho de fé pois fomos escolhidos por Jesus Cristo e somos queridos aos olhos de nosso Deus.

(Mt 1, 18-24)
A igreja nos orienta, por meio dá liturgia, trilhar o caminho de preparação para escolher o Emanuel, o sumo eterno sacerdote, que se encarnará em Belém. As leituras de hoje retornam a promessa messiânica em Miqueias, garantindo que ela será verdade. Santa Isabel celebrou com júbilo a chegada dá Virgem Maria, saudando- a como "bendita entre as mulheres" e a seu filhos "bendito fruto em teu ventre". Vivamos com alegria plena a chegada do Senhor, assim como nos diz o antigo testamento. Preparemos a festa do nascimento do menino Jesus a partir dá devoção a virgem Maria. Afinal para que nasça em nós, é necessário a presença de Nossa Senhora.

Palavra dá Salvação!
Gloria a vós Senhor.
Reflexões: Flávia Silva

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.