28ª Semana Comum - Segunda-feira 10/10/2016

Primeira Leitura (Gl 4, 22-24.26-27.31-5,1)

Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas.

Irmãos, 4,22está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. 23Mas o filho da escrava nasceu segundo a carne, e o filho da livre nasceu em virtude da promessa. 24Esses fatos têm um sentido alegórico, pois essas mulheres representam as duas alianças: a primeira, Hagar, vem do monte Sinai; ela gera filhos para a escravidão. 26Porém, a Jerusalém celeste é livre, e é a nossa mãe. 27Pois está escrito: “Rejubila, estéril, que não dás à luz, prorrompe em gritos de alegria, tu que não sentes as dores do parto, porque os filhos da mulher abandonada são mais numerosos do que os da mulher preferida”. 31Portanto, irmãos, não somos filhos de uma escrava; somos filhos da mulher livre. 5,1É para a liberdade que Cristo nos libertou. Ficai pois firmes e não vos deixeis amarrar de novo ao jugo da escravidão.
 
- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 
 
Responsório (Sl 112)
 
— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
— Bendito seja o nome do Senhor, agora e para sempre!
 
— Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!
— Do nascer do sol até o seu ocaso, louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está cima das nações, sua glória vai além dos altos céus.
— Quem pode comparar-se ao nosso Deus, que se inclina para olhar o céu e a terra? Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho.
 
 
Evangelho (Lc 11,29-32)
 
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
 
Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas.30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração, e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria do Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
 
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
 
 
Reflexão
(Gl 4, 22-24.26-27.31-5,1)
A leitura do livro de Gálatas, vem nos falar sobre nossa herança familiar. Sobre a promessa de Deus na nossa vida. O Senhor, aqui vem falar de uma mulher que é escrava e de uma mulher que é livre.
Ambas desejam muito ser mãe. O filho da mulher livre é filho da Promessa. O Senhor diz que bem-aventurada é aquela que pode dizer que sente a dor do parto, que é uma mulher fértil. O Senhor diz aqui nessa leitura que a fé faz com que a gente alcance forças para persistir, para pedir algo ao Senhor. Ele em sua misericórdia nos dá. Essa leitura fala sobre isso, sobre a mulher estéril que deu à luz pela permissão divina.
(Sl 112)
No Sl 112 O Deus dos humildes
Essa leitura é muito forte. Ela nos diz com clareza e muita propriedade quão grande é o Senhor. Ela mais uma vez vem falar em milagre. Milagre de ser mãe, milagre de alcançar desejos.
O salmista Davi diz aqui: Alegre-se, Alegre-se diante do Senhor. Se alegre com a sua grandeza, com a sua bondade, com a sua benevolência. Porque Deus é grande, Deus é poderoso, Deus é majestoso.
O Senhor é tão grande que só de pensar entre nós existe uma alegria imensa, de saber de conhecermos a esse Deus que é tão poderoso, rico em misericórdia. E a sua grandeza infinita. Então esse salmo pede para que a gente se alegre no Senhor mesmo mediante as dificuldades, ao desemprego, as brigas na família, a miséria, a fome tudo que tem nos afligido, se alegre no Senhor. Diga à Deus que Ele é grande, e que Ele tudo pode!
(Lc 11,29-32)
No evangelho de Lucas, o Senhor vem nos falar sobre a blasfêmia dos fariseus. Jesus recusa um prodígio.
Isso muitas vezes acontece na vida da gente. A graça tá tão próxima, tá tão perto, Jesus já deu a ordem, mas com nossas atitude de falar mal, de julgar o irmão, com os nossos pecados do dia a dia o Senhor afasta aquela benção de nós.
Que nessa segunda-feira a gente comece a refletir sobre os nossos atos como humanos, que a gente busque mais a santidade que o Senhor seja nosso exemplo, nosso espelho, nossa direção. Que o Senhor seja o nosso alvo. O Senhor é maior do que tudo e todas as coisas. O Senhor te ama, quer seu bem, quer te proteger.
O Senhor quer fazer nesse dia uma segunda abençoada. Uma semana abençoada.
Deus não desampara nenhum filho seu, Ele está atento a cada pedido, a cada gemido, a cada aflição a cada dor, a cada dúvida, a cada questionamento. Deus não é enganador, Deus não vai te trair. Deus estará sempre do teu lado. Esse evangelho fala sobre blasfêmia, que a gente possa estar contrito com o Senhor, em comunhão com Ele. Que a gente possa estar unido para que as adversidades da nossa vida, do nosso dia a dia não feche os nossos olhos espirituais. O Senhor está perto está próximo e a graça será derramada.
Então que nessa segunda-feira você comece confiante na graça do Senhor. Tá difícil? Tá complicado? Deus é a tua frente, Deus é a tua paz. Amém!
Reflexões: Drauciana Silva

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.